segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Capítulos 15, 16 , 17 e 18 - Curso sobre o Bhagavad Gita com Swami Vishwananda

O Capítulo 15 trata da yoga da unidade com o Ser Supremo. Krishna se revela como sendo onipotente, onisciente e onipresente.
Krishna também descreve uma árvore simbólica (representando existência material), que tem suas raízes nos céus e suas folhas na terra. Krishna explica que esta árvore deve ser cortada com a "arma do desapego" e assim se pode alcançar a liberação.
Tópicos gerais abordados no capítulo:
- A criação é como uma árvore criada pelos poderes de Maya ( Ilusão)
- Como cortar a árvore de apego e alcançar a salvação
- A alma encarnada é o desfrutador

Bhagavan Krishna diz: “Eu não me manifestarei a pessoas estúpidas ou a pessoas pecadoras. Somente os que têm virtudes divinas podem ter um vislumbre de mim. Eles podem estar perto de mim, eles podem desfrutar meu companheirismo, mas não todos, só alguns deles. 'Aqui Bhagavan diz que é ele, o Deus todo-Poderoso, dando o verdadeiro conhecimento para que você se aperfeiçoe e O reconheça em todos os lugares e em tudo que faz, mesmo se você está fazendo o suas obrigações diárias , que foram dadas a você por Ele mesmo.
Então você perceberá que tudo o que você faz, onde você estiver, é tudo o próprio Senhor. Você se elevará acima de Maya, quando o verdadeiro conhecimento desperta, ele dará a você Auto-Realização, que fará você vê-Lo em todos os momentos.
Bhagavan diz que quem quer que tenha lhe percebido por toda a parte, Ele é o único que tem o controle total do bhakta e através de diferentes Leelas, através de diferentes passatempos que Ele encena para cada pessoa, cada um tem sua própria relação pessoal com ele. Ele se manifesta em certos aspectos para essa pessoa e é assim que Ele faz o amor crescer. Amor a Deus e amor a todos. Quando você ama a Deus verdadeiramente, você percebe o Senhor em todos os lugares. "

No capítulo 16, Krishna identifica características divinas e demoníacas. Ele diz a Arjuna, a fim de obter a liberação é preciso evitar as características demoníacas, tais como a luxúria, a ira e a cobiça.
Tópicos gerais abordados no capítulo:
- A lista de grandes qualidades divinas que devem ser cultivadas
- A lista de qualidades demoníacas que se deve evitar
- O destino dos ignorantes
- Luxúria, ira e cobiça são os três portões para o inferno  
“Bhagavan Krishna diz que eles parecem muito educados, muito respeitosos, devido à sua arrogância, 'Desculpe-me, Sir' [Swami diz isso em voz afetada fazendo as pessoas rirem]. Então, tudo o que eles fazem é apenas um show, para impressionar os outros, apenas uma maquiagem. Bonita por fora e infernal no interior. Então ele disse, este é o caminho para o inferno. Então, os homens de qualidades tamásicas estão cavando o buraco para o inferno dessa maneira. Aqui diz-se que eles estão fingindo tanto que não conseguem perceber a verdade. Devido ao seu orgulho se tornam cegos. Eles não vêem a realidade.
Então, devido ao egoísmo, ao orgulho, arrogância e vaidade, para impressionar os outros, eles farão qualquer coisa.




No capítulo 17, Krishna explica as três divisões da fé, pensamentos, ações, e até mesmo hábitos alimentares correspondentes aos três gunas ( modos da natureza material).
Krishna também fala a Arjuna sobre "OM Tat Sat" e da importância dessas três palavras no caminho espiritual.
"O OM fórmula, Tat, Sat, é a definição tripla do Brahman, por quem os brâmanes, os Vedas e os sacrifícios foram criados." (17.23)
Tópicos gerais abordados no capítulo:
- Três tipos de fé
- Três tipos de alimentos
- Três notas da prática espiritual
- Três tipos de Tapas (Autodisciplina)
- Três tipos de austeridade
- Três tipos de caridade
"OM TAT SAT" o nome tríplice de Brahman
"Bhagavan diz que quando alguém está fazendo algo para ganho pessoal como, 'Oh, Deus, por favor, me dê um carro! Oh, Deus, por favor, dê-me um marido! Deus, por favor, me dê uma mulher! Deus me dê riqueza! Oh, Deus me dar uma casa, dá-me a fama, me dá prestígio, dá-me a vitória, me dê saúde, me dá felicidade, dá-me alegria! Então, Bhagavan está dizendo que estas são as qualidades rajásicas que são sempre baseadas em ganho pessoal e motivação.
A pessoa que ama o Senhor faz tudo sem querer uma recompensa pessoal ou ganho pessoal. Sua recompensa é o próprio Bhagavan. Ele vai dar-se a você. Esta é a maravilhosa qualidade de um bhakta. Um verdadeiro bhakta tem este desejo profundo, você sabe, e não pode ficar nem por um momento, sem o amado. "

No capítulo 18, Krishna fala sobre o caminho da entrega total. O caminho de alcançar a graça de Deus. Krishna explica que quando você realiza seu dever com atitude de rendição, com amor total, você se torna livre. "Concentre sua mente em Mim, seja dedicado a Mim, Me adore, prostre-se diante de mim e você virá a mim. Prometo-vos esta verdade, pois você é muito querido para mim." (18.65)
Tópicos gerais abordados no capítulo:
-Três tipos de fé
-Cinco causas de uma ação
-Caminho da entrega é o caminho final para Deus
-O maior serviço a Deus e o melhor : caridade
- A graça do Gita
- Tanto o conhecimento quanto a ação são necessários
- Cativeiro kármico e o livre-arbítrio
“ Bhagavan Krishna diz: Não dê esse conhecimento para as pessoas que não acreditam, para os incrédulos, isso não vai fazer qualquer efeito. Não adianta dar este conhecimento profundo que irá libertar-se, para alguém que não está pronto , que não é purificado, que não tem fé em Deus. Para eles, eles só vão ouvi-lo e ele não vai ter qualquer efeito sobre eles ".
Se eles não estão prontos, eles não vão entender nada o que Bhagavan tem dito.
Isso é o que Cristo disse: "Não dê pérolas aos porcos. O que eles vão fazer? Eles vão pisar sobre ele, sem saber o valor do mesmo.
É por isso que Ele estritamente disse: Dê ao que está pronto. Porque esse conhecimento liberta do ciclo de nascimento e morte. Mesmo assim, se você ouvir todo o Gita - Bhagavan dá a certeza de que quem ouve apenas uma vez todo o Gita, e com a mente, tenta entender, será liberado mesmo nesta vida. Este é o segredo do Gita.
Bhagavan Krishna disse a Arjuna, o quanto é importante, esse conhecimento. Como é importante absorver plenamente o que Ele disse. Ter devoção a Ele, servi-Lo, porque não existe ninguém além dele ".
Testemunho:

"Eu realmente gostei do último capítulo, porque depois de dar todas as instruções para Arjuna sobre como alcançá-lo, e algumas das coisas soam muito difícil, Krishna ofereceu este verso final misericordioso sobre tudo que você precisa fazer é ter fé. Esqueça tudo então, se tudo o mais falhar, basta ouvir o Gita e colocar a sua fé em Deus, e todas as impurezas serão lavados. Este último ato de misericórdia de Deus é o que eu tirei dele ". - Gerald, Quênia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário