domingo, 17 de agosto de 2014

Capítulos 11, 12 e 13 e 14 - Curso sobre o Bhagavad Gita com Swami Vishwananda



No capítulo 11, Arjuna desejava experimentar diretamente a glória irrestrita do Senhor Narayana - o Brahman Supremo, que é o objetivo final de todos os que praticam Bhakti Yoga. Krishna, por sua infinita misericórdia, revelou sua verdadeira forma para Arjuna.

Tópicos gerais abordados no capítulo:

- A visão de Deus é o objetivo final de um buscador
- O Senhor Krishna mostra a Sua forma cósmica
- Uma pessoa pode não estar preparada ou qualificada para ver Deus
- Arjuna tem medo ao ver a forma Cósmica
- Orações de Arjuna para a forma Cósmica
- Deus pode ser visto pelo amor devocional

"Arjuna expressa-se no estado de profunda perplexidade e sofrimento, feliz e confuso ao mesmo tempo. Ele implora para o Senhor Krishna ter misericórdia para com ele e pede para que Krishna, retire a visão da forma cósmica de seus olhos.


Muitas vezes as pessoas pedem coisas que acham que vai ser bom para elas e, em seguida, quando elas têm, elas não sabem como lidar com isso. Isso acontece na vida diária. Pedimos coisas sem saber o que estamos pedindo. Eu me lembro de alguém me perguntando: 'Ah, você sabe, eu quero realizar-me imediatamente.' E eu perguntei a pessoa, 'Você sabe o que você está pedindo? "Ele disse:' Sim, eu sei." Então eu disse, "Ok, tudo bem! Quando você sabe o que você está pedindo, que Deus te abençoe. "E, naquele momento, a sua vida tornou-se de cabeça para baixo, tudo se virou, ele estava chorando, 'Eu não pedi por isso, eu estou sofrendo.'  Quando você realmente quer pedir, peça a Deus por seu amor e assim você estará totalmente garantido". 

No capítulo 12, o Senhor Krishna glorifica o caminho da devoção a Deus (Bhakti Yoga). Krishna explica que Bhakti Yoga é o caminho mais fácil e melhor para seguir.
"O Senhor Supremo disse: Eu considero os melhores yogis  aqueles que são sempre unidos a mim, que tem fé suprema, que adoram me, e que concentram suas mentes em mim."
Tópicos gerais abordados no capítulo:
- Deve-se adorar um Deus pessoal ou impessoal ?
- Razões para adorar a forma pessoal de Deus
- Os quatro caminhos para Deus
- Karma Yoga é a melhor maneira
- Os atributos de um devoto

“Aqueles que fixam suas mentes em Mim e sempre se ocupam em Me adorar com grande fé transcendental, são considerados por Mim como os mais perfeitos”.
Aqui Bhagavan está dizendo que a última e a mais perfeita forma de Yoga é ter esse desejo, ter este amor, ter essa reverência por Ele. Assim, encontramos grande prazer em ouvir Suas glórias e lembrar do Senhor por meio da japa, o canto contínuo de seus nomes divinos.
Bhagavan Krishna está dizendo: "Eu tenho uma forma e eu tenho um nome. Quem conhece o meu nome e minha forma e está constantemente se lembrando de Mim, cantando Meus nomes e tem minha forma instalada em profundidade em sua a mente, para ele, Eu me revelo. 

No capítulo 13, Arjuna pede para saber mais sobre o Senhor. Arjuna diz a Krishna que agora que ele já viu a forma cósmica de Krishna, ele quer ir mais fundo no mistério de Deus. Krishna explica então a Arjuna o que é a matéria e o que é o espírito, o que é o corpo e o que é a Alma.
Tópicos gerais abordados no capítulo:
- A teoria da criação
- Deus pode ser descrito por parábolas e não em qualquer outra maneira
- Somente a fé pode levar à libertação
- Atributos do espírito

Deus é a luz em todos os objetos luminosos. Está além de toda a escuridão da nossa ignorância. Ele é o conhecimento e o objeto do conhecimento. Ele está sentado no coração de todos.
Ele está mostrando que o dever do homem é perceber o Divino dentro de si e para alcançá-Lo. Que significa que tudo o que você faz na vida é apenas para servi-Lo, para alcançá-Lo. Então é por isso que eu disse: "Quando você faz o seu dharma corretamente, você abraça, você se sintoniza com esse conhecimento. Quando você aprende a aceitar a vida, tudo o que Deus lhe dá na vida, de todo o coração, este é o objeto do conhecimento que Deus lhe deu para alcançar o perfeição. Quando você abraça o que Ele lhe dá a cada momento, você vai ver como é fácil.
Ele está sentado no coração dos homens. Mesmo o Senhor estando presente em todos os lugares, tudo é Sua manifestação, mas o coração do homem é uma realidade diferente, é mais superior do que qualquer outra manifestação Dele. No coração de seres humanos a Sua luz está brilhando muito mais. O coração do homem é a manifestação de Deus, é lá onde se pode senti-Lo, encontrá-Lo, falar com ele. Então isso significa que o coração que está dentro do corpo é único e é isso que faz um ser humano único". 

No Capítulo 14, Krishna diferencia os três gunas (modos da natureza material): Sattva(bondade), Rajas(Paixão) e Tamas(ignirância). Krishna explica a importância das boas qualidades em um Bhakta ( Devoto). Ele diz a Arjuna que as boas qualidades são necessárias, a fim de se avançar no caminho espiritual, mas em última análise, a pessoa tem que estar acima de todos os três gunas.
Tópicos gerais abordados no capítulo:
- Características dos três modos de natureza
- Os três modos também são os veículos de transmigração da a alma individual.
- Alcançar a liberação após transcender os três modos da natureza material
- O processo de se colocar acima dos três modos da natureza material
- O apego aos três modos pode ser transcendido por amor devocional
"Então, aqui Bhagavan está dizendo que quando você está invadido por uma felicidade irresistível, às vezes você tem uma felicidade tão profunda, que não sabe nem de onde essa felicidade vem. Você sente alegria sublime dentro de você, você começa rindo e chorando ao mesmo tempo, você se sente animado, de repente. Isto é, quando há uma inundação de luz, a luz da compreensão, quando você sabe que você encontrou o seu caminho, o seu caminho na vida, você encontrou o seu Guru, você não é apenas alguém que está andando na rua. você tem um senso de pertencer a algum lugar e, em seguida, devido a essa sensação de pertencer a algum lugar, você sente grande alegria, que você não está sozinho nesse caminho.
Quando a luz da sabedoria aparece, a mente automaticamente é desviada do mundo exterior, mas é desviada para dentro. A mente começa a correr não para fora, mas para dentro. Assim, quando alguém começa a correr para dentro, através de seu sadhana, através de sua meditação, automaticamente, haverá um certo distanciamento com o mundo exterior.

Nada no exterior realmente preocupa você, você não teme nada, porque a sua confiança, seu amor e sua fé são fortes. " 

Nenhum comentário:

Postar um comentário