No dia 8 de agosto de 2014, Swamiji
falou sobre o Capítulo 10 do Bhagavad Gita, intitulado: Vibhooti Yoga
Tópicos gerais abordados no
capítulo:
-Deus é a origem de tudo
-Ninguém pode saber a verdadeira
natureza da Realidade
-Tudo é uma manifestação do
Absoluto
-A criação manifesto é uma fração
muito pequena do Absoluto
Um dos versos comentados por Swamiji:
37
vṛṣṇīnāṃ vāsudevo'smi
pāṇḍavānāṃ dhanañjayaḥ
apy-Aham munīnām vyāsaḥ
kavīnām usana kaviḥ
Entre os Vrishnis, Eu sou Krishna
Entre os Pandavas, Eu sou Arjuna
Entre os sábios, Eu sou Vyasa
Entre os videntes , Eu sou Ushana
"Então, aqui Bhagavan está
falando de si mesmo: “ Eu sou Krishna entre os Vrishnis. "Ele está falando
sobre seu próprio eu, o Senhor, que estabelece a identidade entre a
manifestação de Deus, e Deus mesmo. Ele disse: 'Eu trouxe-me em ser, neste
corpo como Vasudev Krishna, mas eu mesmo sou o Senhor dos Senhores. Eu sou eu,
Narayana Krishna. "Assim, a intenção é mostrar que Ele é Supremo, o
Supremo como Ele, mais do que o criador Brahma. Ele é o não-nascido, o Imortal,
o Todo-Poderoso Senhor. Senhor de toda a criação, Ele mesmo é o filho de
Vasudeva. O Senhor não é apenas uma pessoa comum normal, mesmo se ele parece
muito humano por estar lá no meio do povo, por estar no campo de batalha, no
Kurukshetra. Todo mundo podia vê-lo como normal, mas, na realidade, Ele é o
próprio Deus.
Ele disse: 'Entre os Pandavas,
sou Arjuna.' Aqui é engraçado, você sabe, Ver que entre os Pandavas - entre o
Pancha Pandava, quem era o mais velho? Yudhisthira era o mais velho dos
Pandavas. Ele era uma alma muito elevada e virtuosa, muito dharmico, um grande
devoto do Senhor. Ele era muito grande, mas Krishna aqui está dizendo que entre
os Pandavas, 'Eu sou Arjuna ". Arjuna ouvindo naquele momento,
provavelmente, ficou chocado. Então, Ele disse: "Arjuna, entre os
Pandavas, eu sou você, Arjuna". Ele está declarando que não há diferença
entre o Senhor e Arjuna. Como eu disse, há poucos dias, aqui Ele está
desempenhando diferentes papéis: o próprio Bhagavan está fazendo o papel como o
Guru e Bhagavan mesmo está fazendo o papel como o discípulo ".
testemunho:
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