sábado, 9 de agosto de 2014

Curso do Bhagavad Gita em SPN - Cap. 10





No dia 8 de agosto de 2014, Swamiji falou sobre o Capítulo 10 do Bhagavad Gita, intitulado: Vibhooti Yoga


Tópicos gerais abordados no capítulo:
-Deus é a origem de tudo
-Ninguém pode saber a verdadeira natureza da Realidade
-Tudo é uma manifestação do Absoluto
-A criação manifesto é uma fração muito pequena do Absoluto


Um dos versos comentados por  Swamiji:

37
vṛṣṇīnāṃ vāsudevo'smi
pāṇḍavānāṃ dhanañjayaḥ
apy-Aham munīnām vyāsaḥ
kavīnām usana kaviḥ

Entre os Vrishnis, Eu sou Krishna
Entre os Pandavas, Eu sou Arjuna
Entre os sábios, Eu sou Vyasa
Entre os videntes , Eu sou Ushana

"Então, aqui Bhagavan está falando de si mesmo: “ Eu sou Krishna entre os Vrishnis. "Ele está falando sobre seu próprio eu, o Senhor, que estabelece a identidade entre a manifestação de Deus, e Deus mesmo. Ele disse: 'Eu trouxe-me em ser, neste corpo como Vasudev Krishna, mas eu mesmo sou o Senhor dos Senhores. Eu sou eu, Narayana Krishna. "Assim, a intenção é mostrar que Ele é Supremo, o Supremo como Ele, mais do que o criador Brahma. Ele é o não-nascido, o Imortal, o Todo-Poderoso Senhor. Senhor de toda a criação, Ele mesmo é o filho de Vasudeva. O Senhor não é apenas uma pessoa comum normal, mesmo se ele parece muito humano por estar lá no meio do povo, por estar no campo de batalha, no Kurukshetra. Todo mundo podia vê-lo como normal, mas, na realidade, Ele é o próprio Deus.

Ele disse: 'Entre os Pandavas, sou Arjuna.' Aqui é engraçado, você sabe, Ver que entre os Pandavas - entre o Pancha Pandava, quem era o mais velho? Yudhisthira era o mais velho dos Pandavas. Ele era uma alma muito elevada e virtuosa, muito dharmico, um grande devoto do Senhor. Ele era muito grande, mas Krishna aqui está dizendo que entre os Pandavas, 'Eu sou Arjuna ". Arjuna ouvindo naquele momento, provavelmente, ficou chocado. Então, Ele disse: "Arjuna, entre os Pandavas, eu sou você, Arjuna". Ele está declarando que não há diferença entre o Senhor e Arjuna. Como eu disse, há poucos dias, aqui Ele está desempenhando diferentes papéis: o próprio Bhagavan está fazendo o papel como o Guru e Bhagavan mesmo está fazendo o papel como o discípulo ".

testemunho:

"Eu achei as histórias surpreendentes. Ele deu uma história para cada encarnação do Senhor e como eles interagem uns com os outros. Nunca ouvi tantas histórias agradáveis ​​antes e fico muito grato por ter a oportunidade de estar aqui." - Ivan, Reino Unido

Nenhum comentário:

Postar um comentário