sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Bhagavad Gita - Capítulo 2 - por Swami Vishwananda

O Capítulo 2 é como um breve resumo de todo o Gita, que aborda temas de Jyaana Yoga, Karma Yoga, Bhakti Yoga e que serão posteriormente explicados com mais detalhes (em outros capítulos do Gita).

Temas gerais abordados no capítulo:
- Arjuna fala contra a guerra
- A alma é eterna, o corpo é temporário
- A morte do corpo e a transmigração da alma
- O Senhor Krishna lembra Arjuna de seu dever como um guerreiro
- Os Vedas tratam tanto dos aspectos materiais quanto os espirituais da vida
- Percepções sobre Karma Yoga
- Perigos dos sentidos descontrolados
- A realização da paz e da felicidade através do controle dos sentidos e do auto-conhecimento.


Trecho do comentário Swamiji:

14
mātrā sparśās tu kaunteya
śītoṣṉa sukha-duḥkhadāḥ
āgamāpāyino'nityās
Tams titikṣasva rata

A interação dos sentidos e objetos, ó filho de Kunti, dando frio e calor, prazer e dor, coisas transitórias que vêm e vão, suporte-as, ó Arjuna.

"Matra significa os sentidos e sparśās significa contato - o contato dos sentidos. O que vier no contato dos sentidos, no contato da mente - o calor, som, toque, cor, sabor e cheiro: estes são os produtos dos sentidos. Calor e frio, prazer e dor permanecem sempre lá. Então, quem dá atenção para o exterior, para os órgãos dos sentidos, os objetos dos sentidos, é compelido pela dualidade. E não vai estar ciente desta grandeza, da eternidade a alma. Porque quando a mente está sempre voltada para a limitação a pessoa fica presa na dualidade. E daí surge o frio, o calor, o prazer e a dor. Assim, a experiência desta dualidade traz também alegria, tristeza e assim por diante.

Aqui o Senhor Krishna pede a Arjuna: "Supere o prazer e a dor. Vá para fora deste drama e lembre-se que você é eterno. "Novamente Krishna está repetindo a mesma coisa - a eternidade da alma - para lembrá-lo - você sabe, às vezes você tem que repetir dez vezes de alguém para conseguir alguma coisa. E a mente é assim. Até não se acostumar a uma certa realidade, esquece facilmente e salta ao redor.

Você está aqui para testemunhar, você é a grande testemunha. E só quando você percebe que você é o grande observador, então você pode observar a vida e ser separado dela. Não faz parte dela! "

Nenhum comentário:

Postar um comentário