quinta-feira, 31 de julho de 2014

Bhagavad Gita - Capítulo 1 - Curso com Swami Vishwananda

O evento será realizado durante 18 dias consecutivos. Guruji fará seu comentário com uma perspectiva particular: Bhakti.



Visão geral do capítulo:
O capítulo 1 contém 47 versos.
Os dois exércitos estão prontos no campo de batalha de Kurukshetra.
Os Pandavas liderados por Yudhishthira e os Kauravas liderados por Duryodhana.
No campo de batalha de Kurukshetra estão  4 milhões de soldados.
O cego Dritharasthra, que é o pai dos Kauravas, e que gostaria que seu filho Duryodhana permanece rei de Hastinapura pede Sanjaya, seu cocheiro, para lhe dizer o que estava acontecendo.
Sanjaya (que tem o dom de ver os eventos à distância, concedido pelo sábio Vyasa) diz que Duryodhana, depois de ver o exército Pandhava, dirigiu-se ao seu professor Drona e disse os nomes de todos os grandes guerreiros de ambos os exércitos.
Duryodhana estava preocupado, que seu exército é inadequado, enquanto o exército dos Pandavas é adequado.
Então Bhishma soprou suas conchas para incentivar Duryodhana, todos começaram a soprar suas conchas e tocar seus tambores.  
Arjuna pegou seu arco e pediu a Krishna para mover seu carro entre os dois exércitos. Quando ele viu todos os parentes e amigos em ambos os exércitos, encheu-se de compaixão.
Arjuna jogou de lado seu arco e flechas, e sentou-se com tristeza.
O extremamente gentil Arjuna, apesar das repetidas tentativas dos Kauravas para destruí-lo e seus irmãos, que teriam justificado a vingança de sua parte, no entanto, recusou-se a lutar.
Arjuna também estava cheio de medo, sem saber o que era Dharma (justo) e o que era Adharma (injusto).


sa ghoṣo dhārtarāṣṭrāṉāṁ
vyadārayat hṛdayāni
nabhaśca pṛthivīṁ caiva
tumulo'bhyanunādayan

Aquele turbulento ruído ressoou através da terra e do céu, rasgando o coração dos filhos de Dhritarashtra.

"Quando as conchas de todos os heróis dos Pandavas soaram todas juntas, o som era tão poderoso, tão profundo e terrível que encheu todas as regiões do céu e da terra. Como eu disse anteriormente, mesmo Indra estava com medo. Portanto, este som ecoou espalhando-se em todas as regiões. Ele ressoou por toda a terra e o céu e causou tanto terror e medo a todos os filhos de Dhritarashtra e outros guerreiros, que tudo o que sentia, "Oh, meu Deus, esse som é muito forte!" Naquele momento, a alma dentro delas sabia que era o fim. É como se sentiam. Eles sentiam como se o seu coração tivesse sido arrancado.

Quando você vai no seu caminho espiritual com força total, este é o poder que irá remover todas as coisas negativas. Se você não deixa a negatividade tomar o controle, se você não se concentra na negatividade, mas você se concentra em avançar no seu caminho espiritual -  essa força apagará tudo. Não há muito o que fazer, realmente, apenas uma coisa: ter confiança, ter fé e o resto Ele vai cuidar. Esta é a certeza de que Ele dá. No capítulo sobre Bhakti Yoga, Krishna diz: "Quem se entrega a mim, eu sou (ainda) mais rendido a ele e eu vou dar-lhe força e poder."

Os filhos de Dhritarashtra estão vendo os seus pontos fracos. Quando eles vêem este poder decorrente, eles começam a comparar -  a comparação começa a acontecer, "Onde eu estou? Por que está aquela pessoa longe na espiritualidade? Por que ela está radiante, com tanta alegria e vida? "Há essa comparação que começa a acontecer. Mas quando há comparação, então você não se move; você está congelado, você tem medo dentro de você! Foi o que aconteceu no coração dos filhos de Dhritarashtra, quando viram quão grandes os Pandavas eram e como eles estavam se movendo para a frente: eles começaram a ter medo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário