quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Capítulo 7: Curso sobre o Bhagavad Gita Curso com Swami Vishwananda


Em 05 de agosto de 2014, Swamiji falou sobre o capítulo 7 do Bhagavad Gita, intitulado: Jñana Yoga Vijnaana

O segundo grupo de seis capítulos: lidar com a natureza do Ser Supremo (Para-Brahman) e sua adoração designada pelo termo 'Bhakti' (devoção amorosa). Estes mesmos ensinamentos serão resumidos mais tarde no capítulo 18 versículos 46-54.

No Capítulo 7, Sri Krishna diz que Ele é o Ser Supremo, e o objeto da meditação. Que Ele é o proprietário e controlador de todas as coisas, animadas e inanimadas.

Os tópicos gerais abordados no capítulo:
- Deus é a causa de todas as coisas
- Definições de matéria e espírito
- O espírito Supremo é a base de tudo
- Quem busca a Deus?
- Deus pode ser observado na imagem de qualquer forma de adoração.



Um dos versos comentados por Swamiji:

3
manuṣyāṇāṃ sahasreṣu
kaścid yatati siddhaye
yatatām-api siddhānāṃ
kaścin MAM vetti tattvataḥ

Entre milhares de homens, talvez um busque a perfeição; mesmo entre aqueles que lutam pela perfeição, somente um pode conhecer-me; e entre aqueles que Me conhecem, um só talvez, me conhece na realidade.

"Aqui ele está elogiando os seres humanos, dizendo o quão grande é a nascer como um ser humano. Porque esta faculdade de alcançar o Senhor, essa consciência da realização de Deus , tanto tempo para realizá-lo, nenhuma outra criatura tem essa escolha.

Raramente o ser humano é dotado de um dom de perceber Deus. Ele disse que só os humanos podem fazer isso, nem mesmo os deuses, os devas, que estão em outro plano a fazer o seu dharma, seu dever. Eles não podem dizer, 'Oh, eu não vou fazer nada hoje. Eu vou sentar e meditar sobre o Senhor. "Mesmo que eles possuem grande poder, eles estão em um alto nível, eles estão nos lokas ( Planetas elevados), eles não podem lutar pela Realização de Deus.

Infelizmente os seres humanos não percebem a grandeza de ter nascido na Terra. Mesmo se eles são lembrados milhares de vezes, "Eleve-se acima dessa ilusão! Não se associe a essa ilusão, porque esse apego ao prazer dura apenas nesta vida, e então você é limitado pela imperfeição ".

Aqui Bhagavan Krishna está dizendo também que os bhaktas são tão limitados por seu sadhana, eles são tão vinculados às coisas de fora, eles são tão ligado por seu dharma, seu dever,  seu objetivo, que só poucos realmente o percebem no Seu estado Supremo. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário