sábado, 2 de agosto de 2014

Bhagavad Gita – Capítulo 3 - Karma Yoga



Krishna explica como Karma Yoga, ou seja, o desempenho dos deveres prescritos sem apego aos resultados, é a conduta apropriada.  

Temas gerais abordados no capítulo:
- Por que se deve servir aos outros?
- Ajudar uns aos outros é o primeiro mandamento do criador.
- Os líderes devem dar o exemplo.
- Dois inimigos no caminho da perfeição (gostos e desgostos)

Trecho do comentário de Swamiji:

20
karmaṇaiva oi saṃsiddhim
āsthitā janakādayaḥ
loka saṅgraham-evāpi
saṃpaśyan kartum arhasi

Na verdade, somente por Karma Yoga, Janaka e outros alcançaram a perfeição. Na verdade, você deve agir, tendo em conta o bem-estar do mundo.

"Krishna disse: 'Olha, havia grandes almas, grandes personalidades no mundo que fizeram o seu dever sem estar apegados a ele. Tomemos por exemplo Janaka - o pai de Sita - ele fez o seu dever real, mas ele não estava apegado à sua acção e não tinha nenhum objetivo pessoal ".

Aqui, Ele estava dizendo a Arjuna: "Desperte meu querido! Você deve continuar a desempenhar o seu dever como todos estes grandes heróis, esses grandes santos. Eles chegaram a perfeição em sua própria vida. Você não precisa de dez vidas para isso, apenas uma vida. Você só precisa de rendição completa. Se essas pessoas têm alcançado este estado, também é possível para você alcançá-lo. "

Mahavatar Babaji deu a Kriya para Realização, para que você possa mover-se do estado de ser apenas um ser humano, para o Estado Divino. Krishna está levando em conta o bem-estar do mundo, dizendo: "Arjuna, aqui você ainda está olhando para a diferença. Você ainda está vendo a sua ação como separada, vendo que Deus está separado de você. Eu não quero que você veja que Deus está separado de você! Eu quero que você perceba, e não apenas veja, mas perceba, que cada ação de vocês, é Eu que estou fazendo isso. "

É Narayana, Krishna quem está fazendo esta ação! Tenha isso em mente! Faça a sua mente vê-lo! Lembre sua mente! Este é o seu sadhana: para se lembrar continuamente que Deus está fazendo tudo através de você. Até que essa mente se transforme e mude completamente, continue lembrando-se disso! Faça o mente focar-se no Divino continuamente, cantando sua japa, para que cada respiração que você toma - você respira 21.600 vezes por dia – seja uma lembrança do dom de Deus. Lembre-se de que é Ele, o propósito de vida. Enquanto você ainda tiver essa identidade do ego, lembre a mente continuamente disso".

Nenhum comentário:

Postar um comentário