sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Capítulo 9: Curso sobre o Bhagavad Gita com Swami Vishwananda


Em 07 de agosto de 2014 Swamiji falou sobre o capítulo 9 do Bhagavad Gita, intitulado: Raajavidyaa Raajaguhya Yoga

O  capítulo 9, fala sobre a grandeza do Ser Supremo, que é o foco de devoção, e da natureza da meditação, na forma de bhakti.

O Capítulo 9 do Bhagavad Gita revela o segredo de todos os segredos e o conhecimento mais elevado. Krishna diz a Arjuna : foque sua mente em mim, seja dedicado a mim, deixe seu coração habitar em mim, sirva-me, curve-se a mim, seja humilde, considere-me como a meta suprema e você vai me atingir.

Tópicos gerais abordados no capítulo:
- O conhecimento da natureza do supremo é o maior mistério
- A teoria da evolução e involução
- Os caminhos dos sábios e dos ignorantes
- Alcançar a salvação através do amor devocional
- O Senhor aceita e come a oferta de amor e devoção
- Não há pecador imperdoável


Trecho do comentário Swamiji:

30
api-cet sudurācāro
bhajate MAM-ananyabhāk
sādhur-eva sa mantavyaḥ
samyag-vyavasito oi saḥ

Se até mesmo a pessoa mais pecaminosa Me adora com devoção, ela deve ser considerada como santa, pois ela está devidamente situada no caminho correto.

"Aqui o Senhor está dizendo que tal devoto, embora desejando, ele está tentando separar os vícios completamente, mas encontrar-se impotente impulsionado por samskaras, impulsionado pela natureza maligna, mas se o seu coração está completamente rendido ao Senhor, esse devoto não deve ser considerado um pecador, mas um santo.

Então, devido à fé que essa pessoa tem no Senhor, não importa, ela está tentando o seu melhor e sabe que tem que deixar de fazer muitas coisas. Ela acha difícil praticar, mas ela ainda ama a Deus, mesmo com todas as suas qualidades negativas, ela faz o seu dever, ela ama o Senhor. Aqui Bhagavan Krishna diz a Arjun que estas pessoas devem ser consideradas como santas, justas, e não devem ser julgadas.

Esta é a história da mulher adúltera que trouxeram a Jesus e Jesus disse: "Aquele que não tem pecado atire a primeira pedra." E essa mulher tornou-se uma das maiores devotas de Jesus, depois, você sabe. Mesmo no início, foi difícil para ela controlar seus impulsos, mas a sua  ficou apegada ao mestre e ela foi libertada, sua alma se tornou perfeitamente dedicada ao Senhor. É por isso que agora todo mundo a elogia como uma santa. "


Testemunho

"A história de Sudama era muito comovente. Nunca vi Swami contar uma história com tanta emoção. Todo mundo na sala estava chorando... É algo que vou tentar meditar todos os dias." - Matthew, Suíça 

Nenhum comentário:

Postar um comentário