segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Capítulo 5 - Curso sobre o Bhagavad Gita com Swami Vishwananda


Em 03 de agosto de 2014, Swamiji falou sobre o capítulo 5 do Bhagavad Gita, intitulado: Karma Yoga Sanyaasa

No Capítulo 5, o Senhor fala com Arjuna sobre sacrifício , entrega e renúncia, sobre fazer o seu dever com uma atitude de entrega total ao Divino.

Temas gerais abordados no capítulo:
- Ambos Karma Yoga e Jyaana Yoga levam a Deus
- O caminho do auto-conhecimento
- Marcas adicionais de uma pessoa iluminada
- O caminho da meditação devocional e contemplação

Trecho do comentário Swamiji:
29
bhoktāraṃ Yajña tapasāṃ
sarva loka maheśvaram
suhṛdaṃ sarva-Bhutanam
jñātvā MAM Santim-ṛcchati

Conhecendo-me como o desfrutador de todos os sacrifícios e austeridades, como o Senhor Supremo de todos os mundos, como o amigo de todos os seres, alcança-se a paz.

"Conhecendo a Realidade, Deus, a alma de todos os seres. Por isso, é o próprio Deus existente na forma de deuses, os brâmanes, os santos, os sábios. É o mesmo Senhor, que está presente nos aflitos e deprimidos. Ele é o único que recebe os sacrifícios e serviço de culto. Aqui o Senhor está se referindo como amigo, 'querido', aquele que serve a Deus e vê Deus dentro de seu próprio Eu e todos os lugares. Ele diz: "Aquele que está consciente da presença divina em todos os lugares, em tudo o que se faz - que ajuda os aflitos, que faz caridade, que alivia o sofrimento - saiba que esses queridos estão servindo-me, o onipresente '.

Aqui Krishna está se referindo a Arjuna, a toda a gente: 'Meu amigo, meu querido. Como um devoto, você é um devoto também, mas você também é meu querido amigo e eu me importo com você. "E neste" cuidar "não há motivo egoísta. Considerando que, nos Kauravas, a amizade de Duryodhana era baseada apenas em seu próprio ganho pessoal.

Diz-se na Bíblia que um verdadeiro amigo é aquele que pode dar a sua própria vida para o seu amigo. É por isso que o Senhor está se dirigindo a Arjuna, 'Oh, meu querido amigo, eu estou aqui para você, para a sua salvação! Estou lhe dando o Dhyana Yoga: como se concentrar, como fazer o seu Kriya. Posso dizer-lhe todos os dias: faça a sua Kriya! Faça a sua Kriya! Faça a sua Kriya! Mas eu não posso fazê-lo. Você tem que fazer este primeiro esforço, você tem que fazê-lo! Por favor, Arjuna faça sua Kriya. Assim você vai perceber-me como o Senhor dentro do núcleo do seu Ser. Você vai ver nenhuma diferença e você vai alcançar a felicidade suprema. E uma vez que você atingir esta Suprema felicidade nada pode tocar em você. Nada de fora pode movê-lo. '"



Nenhum comentário:

Postar um comentário