quarta-feira, 9 de setembro de 2015

1º e 2º dia do Curso sobre o Srimad Bhagavatam em SPN




O primeiro dia do curso Shreemad Bhagavatam começou com uma introdução sobre o próprio livro sagrado.

Após a abertura orações, incluindo um yagna e um abishekam nas divindades pessoais de Swami, Swami abriu o curso, dizendo aos participantes sobre a grandeza do Shreemad Bhagavatam.

O Bhagavatam é repleto de histórias. No início, há diferentes histórias de reis virtuosos que viveram no mundo, que fizeram o seu dever, mas também alcançaram o Senhor. O que mostra que, se alguém faz o seu dever corretamente, é possível em uma vida chegar a Deus.

Tópicos do Dia 1

  • Os participantes aprenderam sobre o autor do Shreemad Bhagavatam, Veda Vyasa (que também escreveu a maioria das escrituras centrais do hinduísmo, como os Puranas, o Ramayana e o Mahabharata), e ouviu histórias sobre seu excelente filho , Sukadev Goswami, que narrou o Bhagavatam a sábios em uma floresta.
  • Swami falou sobre o desejo intenso de aprender que estava presente nos primeiros sábios que pediram para ouvir o Shreemad Bhagavatam - o quanto eles ansiavam pelo Divino, e o quanto eles queriam servir o mundo, aprendendo sobre as encarnações de Narayana. Ele comparou isso com a atitude que podemos ver comumente no mundo de hoje: o desejo para o material, o mundo exterior, o que só mantem as pessoas apegadas a Maya.
  • Nós ouvimos sobre o grande respeito que Sukadev tinha para com seus alunos, os sábios, bem como o respeito e a gratidão que os sábios tinham ao seu Guru, que revelou a sabedoria divina para eles.
  • Swami falou sobre a natureza especial de Sukadev, e como ele era o único capaz de ensinar o Shreemad Bhagavatam, explicando as histórias com alto nível de desapego em relação às coisas materiais e impermanentes.
  • Veda Vyasa e satisfação interior: Aprendemos sobre a história de como o Shreemad Bhagavatam veio a ser: como Veda Vyasa estava insatisfeito com o trabalho de sua vida, mesmo ele tendo escrito e compartilhado tantas grandes escrituras, e como Narada Muni veio a inspirar Veda Vyasa para escrever sobre um tema que ainda não tinha escrito : a maravilhosa experiência de devoção a Deus.


O Shreemad Bhagavatam é em si uma versão simplificada de todas as outras escrituras que Veda Vyasa tinha trabalhado em compartilhar com o mundo - os Vedas, os Upanishads, os Puranas, o Ramayana e do Mahabharata. No entanto, apesar de sua simplicidade, o Shreemad Bhagavatam contém a essência do próprio Senhor. Swami explicou aos participantes do curso:

Não é somente a leitura do Bhagavatam que irá libertá-lo, mas ouvir as glórias dos passatempos do Senhor, também vai livrá-lo. Que poder que tem! É por isso que se diz que o Bhagavatam é o próprio Senhor.


Não há diferença entre o Bhagavatam e da divindade. Não há diferença entre o Bhagavatam e o Ishtadev. Não há diferença entre o Bhagavatam e o Guru. Porque mesmo ouvindo a glória apenas uma vez irá livrá-lo; apenas uma vez vai libertá-lo da escravidão do nascimento e da morte.




Quando passarmos por ele, vocês verão as diferentes histórias de Vyasa Dev juntas, e como o Bhagavatam veio a ser escrito. Não é algo para entender com a mente. É algo que você tem que sentir, porque cada história é a história de cada pessoa, cada um de vocês. É uma história da própria bhakti, como despertar a devoção, e como se entregar ao Senhor.

O Bhagavatam é considerado um dos principais livros para os Vaishnavas.Todos os Puranas estão dentro dele. Muitas vezes eles dizem: "Oh, você sabe, os Vedas são o melhor de todos", porque todas os outras Sampradyas se referem aos Vedas como o melhor, não? Claro que o Veda é a última palavra, mas não há diferença entre este e os outros. Nenhuma diferença entre os Puranas, nenhuma diferença do Bhagavatam. É só que, quando Vyasa Dev compilou os Vedas, ele queria simplificá-lo e torná-lo muito mais fácil para as pessoas.

Por causa da grande capacidade deste livro de purificar o espírito de uma pessoa, Swamiji compartilhou que não há nenhuma maneira "errada" de lê-lo - que a qualquer momento a leitura é uma boa hora, em qualquer lugar é perfeito. Que se pode lê-lo em um modo irritado, em um clima de alegria - não importa. A leitura da Shreemad Bhagavatam vai trazer um resultado positivo.


No curso ficou claro o quão fácil esse caminho para a liberdade seria - Swami estava falando, e o que nós tivemos que fazer era ouvir e apreciar!

Muitas vezes as pessoas dizem: "Oh, não, não, essa vida é muito curta para alcançar o Senhor." Mas você vê todos os reis do Bhagavatam. Claro, eles tiveram bom punya, você sabe, eles tinham bons méritos de vidas passadas que os trouxeram até onde eles estavam. Da mesma forma, todos vocês estão sentados aqui ouvindo o Bhagavatam, e com certeza você tem uma boa punya.


O segundo dia do curso Shreemad Bhagavatam com Sri Swami Vishwananda foi cheio de histórias de Avatares e bhaktas - encarnações do Senhor, e os devotos concentraram suas mentes e corações sobre eles.

Neste ponto no livro sagrado, aprendemos sobre a destruição do clã de Krishna e os Pandavas, o início da Kali Yuga, e o aparecimento de Varaha, a encarnação de javali de Mahavishnu. Em cada história, nós começamos a ter vislumbres da jóia de Bhakti através de explicações do Swamiji - como cada dilema aponta o caminho para as pessoas se renderem ao Senhor. Não importa o quão terrível cada uma dessas situações pode parecer, vemos em cada uma que é Deus quem tem de fato planejado cada detalhe para o reerguimento de cada alma.

Tópicos do Dia 2

  • A morte de Bhisma, patriarca dos Pandavas: Nós aprendemos sobre como até mesmo na excitação intensa dos 18 dias da guerra no campo de batalha de Kurukshetra, Bhisma nunca levou a concentração de sua mente fora de Krishna.
  • A maldição de duas vezes do clã Yadhava: A brincadeira do filho de Krishna, e dor de uma mãe com a morte de seus 100 filhos, ambos resultaram em maldições mortais para todo o clã Yadhava - o clã do Senhor Krishna e dos Pandavas .
  • O aparecimento de Varaha e sua batalha com o demônio Hiranyaksha: Hiranyaksha e seu irmão, Hiranyakasipu, eram realmente encarnações dos dois porteiros do céu, Jaya e Vijaya. Hiranyaksha foi o primeiro dos dois a criar uma grande calamidade na terra: ele submergiu o mundo inteiro debaixo de água, até Narayana responder às orações
  • A entrada do mundo na Kali Yuga, e a maldição do rei Parikshit: Aqui nós vimos o grande e sábio rei Parikshit encontrando uma cena violenta, enquanto na floresta - um homem estava realizando tortura brutal em um touro. Este homem era Kali Yuga, a Era dos vícios, e o touro era o Dharma - a personificação do dever e da justiça. Kali Yuga implorou ao rei um abrigo no seu reino, e o rei teve misericórdia dele. No entanto, uma vez que Kali Yuga recebeu um abrigo, ele começou a afetar a mente do Rei Pariskhit com negatividade. O rei, em seguida, viajou para visitar o ashram de um sábio, e sob a influência de Kali Yuga, insultou o sábio. O filho do sábio ficou irritado, e amaldiçoou o rei Pariskhit de morrer de uma picada de cobra no prazo de sete dias.
  • A maneira em que o rei Parikshit escolheu viver durante seus últimos sete dias de vida: Depois de receber a maldição, o rei Parikshit pediu a seu Guru para obter instruções sobre como ele deveria gastar seu tempo restante. Seu Guru o direcionou a Sukadev Goswami, para ouvir as glórias do Senhor na forma do Shreemad Bhagavatam, o que o rei Parikshit fez.



A morte de Bhisma

O grande administrador do reino Kaurava-Pandava, Bhisma, era na verdade o filho do rio sagrado Ganges e do rei Shantanu. Sua história de vida é maravilhosa: ele era um guerreiro extremamente talentoso desde tenra idade, fez um voto de brahmacharya para ajudar seu pai, e aprendeu a arte da guerra de Parasurama, a sexta encarnação empunhando o machado do Senhor Vishnu . Ele cuidou do reino com sabedoria e justiça, enquanto os netos de seus meio-irmãos, os Pandavas e os Kauravas, cresciam.

Como uma alma divinamente-nascida, ele tinha o dom de morrer no momento de sua escolha. Esta bênção, combinada com suas grandes habilidades como guerreiro, fez dele uma figura extremamente intimidante no campo de batalha. No entanto, apesar de grande sabedoria e justiça de Bhisma como pessoa, ele estava preso a um juramento de servir quem era o governante do reino. Na época da guerra Kurukshetra, este foi o rei cego Dhrtarastra: o pai dos Kauravas, os inimigos dos Pandavas.

Os Pandavas pedindo permisison de Bhisma para lutar contra ele na guerra Kurukshetra. Ele lhes desejava a vitória.
Por causa de seu juramento, Bhisma foi obrigado a lutar contra os Pandavas. Ele fez um voto para não matar nenhum dos Pandavas,para o desespero do Kaurava mais velho, Duryodhan. Duryodhan desafiou Bhisma muitas vezes, dizendo que sua afeição pelos Pandavas o tornou ineficaz como general do exército Kaurava. No entanto, Bhisma foi o maior apoio que os Kauravas tiveram: enquanto Bhisma estava ativo na batalha, todos os 100 irmãos Kauravas permaneceram ilesos na luta.

Depois de vários dias de luta, os dois lados perceberam que estavam igualados, e que a batalha não seria resolvida. Krishna sugeriu aos Pandavas que fossem até Bhisma e pedissem seu conselho sobre a forma de acabar com o conflito. Bhisma voluntariamente deu o conselho aos Pandavas sobre como derrotá-lo, e no dia seguinte à sua própria sugestão, Bhisma foi derrotado.

Arjuna e Bhisma lutando no campo de batalha
Bhisma caído
O ancião caído sequer tocau o solo por causa das muitas setas que Arjuna tinha atirado nele. Apesar disso, ele ainda não estava morto - ele tinha a benção de morrer no momento de sua escolha. Os exércitos de ambos os lados veio lamentar o ancião caído. Arjuna colocou setas por baixo da cabeça de Bhisma como um travesseiro, e, em seguida, atirou uma flecha na terra com tanta força que uma fonte de água subiu de uma forma que Bhisma não tivesse sede sob o sol quente.


Durante o curso Shreemad Bhagavatam, Sri Swami Vishwananda falou sobre a grandeza da devoção de Bhisma para Krishna:

Verse 9,39
Sri-Bhīṣma uvāca
vijaya-ratha-kuṭumbha Atta-totre
dhṛta-haya-tac-chriyekṣaṇīye raśmini
Bhagavati ratir astu me mumūrṣor
yam iha nirīkṣya Hata gatāḥ sva-rupam

Bhishma disse: "No momento de morrer minha concentração está sobre Ele [Krishna]. Eu posso ver somente a Ele. Sinto-me atraído a Ele. Como um ímã Ele está me puxando em direção a Ele. Eu concentro minha mente sobre o carro dirigido por Arjun que estava com um chicote na mão direita, uma corda de freio na sua esquerda, que era muito cuidadoso para dar proteção a carruagem de Arjuna por todos os meios. Aqueles que O viram no campo de batalha de Kurukshetra atingem suas formas originais após a morte. "

Então, Bhishma está dizendo que aqueles que viram Krishna ao morrer no campo de batalha, todos eles atingiram sua verdadeira forma. Eles não eram apenas meras pessoas. Eles eram devas que foram capazes de ter um vislumbre do Leela do Senhor, você sabe, ser capaz de participar com Ele. Mesmo sendo um soldado, destas 4.000.000, pessoas, somente um vislumbre dele é suficiente.Esse vislumbre os libertou.



Aqui ele está dizendo que, "Minha concentração, minha mente, eu me concentro no quadrigário de Arjun." Então, você vê, quando no campo de batalha estava acontecendo todo os movimentos...todo mundo está correndo em grandes carros em toda parte. A concentração de todos era: "Eu irei e matar esse, eu vou matar aquele, eu vou matar aquele". Mesmo os Pandavas estavam correndo pra lá e pra cá...  Bhishma não, apesar de tudo o que está acontecendo ao redor, todo o movimento que está acontecendo ao redor, nem uma única vez sua mente estava longe de Krishna. Sua mente não disse, "Oh meu Deus, Arjun está vindo para mim agora!", Ou, "Bhishma que está acontecendo, Duryodhan onde está você?" Ele tinha que fazer seu dever. Como o general do exército que tinha que fazer seu dever.


Mas quando ele estava no campo de batalha seus olhos estavam sempre em Krishna, nem mesmo em Arjun. Sua mente estava focada apenas em Krishna. Como ele explicou, como ele está dizendo que em sua mão direita Ele está segurando o chicote, em sua mão esquerda ele está segurando a corda, você sabe, e quão cuidadoso Ele é ao proteger Arjun. Como Ele está sentado dentro do coração de cada um! Ele está lá. O cocheiro está guiando o carro.

Para aqueles que estão plenamente realizados, como eu disse ontem, você sabe, Ele chuta para fora e Ele toma posse. Isso é o que Ele fez em Mahabharat, você sabe. Ele escolheu para ser o condutor do carro, não? Porque Ele é o condutor do carro do coração de cada um! Ele é o único que está guiando e ele é o único que está fazendo tudo dentro. Ele não é apenas aquele que está dirigindo o carro no Kurukshetra cinco mil anos atrás. Não. Mesmo agora, Ele é o único que está dentro do coração. E isso é o que é a carruagem, este corpo, ele é o único que dá o poder, é o que está a controlar este corpo.

Então, aqui Bhishma disse: "Aqueles que viram Ele em seu aspecto físico, aqueles que ficaram cara a cara com ele, depois que eles morreram, eles alcançaram de volta seu aspecto original." Mesmo Duryodhan, era apenas Seu jogo. Todos os Kauravas eram apenas o Seu jogo. Porque Ele é Deus. Se Deus foi limitado por alguma coisa, então Ele não pode ser Deus, não? Bhishma está dizendo: "Perceba que, ao morrer você pode ter a visão Dele. Se você morrer tendo uma visão Dele você estárá livre totalmente, a menos que Ele queira de forma diferente. [A platéia ri].



Nenhum comentário:

Postar um comentário