sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Retiro de Atma Kriya Yoga em SPN

De 10 a14 de Agosto de 2015, Shree Peetha Nilaya hospedou um grupo internacional de bhaktas Atma Kriya yoga, ou iniciados.Pessoas de todo o mundo vieram a Springen se concentrar em Atma Kriya, interessados ​​em refrescar e aprofundar as suas práticas. Instrutores de Atma Kriya Yoga do ashram planejaram uma programação emocionante, intensa, que iria mergulhar bhaktas na prática. 

Tomando a prática a um novo nível


O retiro foi projetado para levar-nos além da técnica, para o amor e devoção inerentes às práticas de Atma Kriya Yoga. As nove formas diferentes de Bhakti são incorporadas nas técnicas que praticamos, portanto, além de apoiar a nossa mente e corpo, nossos espíritos se elevaram ao longo da semana. 

Atma Kriya Yoga é a adoração que nos permite engajar em uma conversa íntima com o Divino. Inerente a todo discurso e prática estava o reconhecimento de que não estamos simplesmente fazendo uma prática, mas oferecendo uma oração ao Divino a cada respiração e batida do nosso coração. Desta forma, cada coisa que fazemos pode ser Atma Kriya Yoga. 

Para aprofundar a nossa experiência e tornar a prática mais pessoal, Guruji sugeriu que permanecêssemos em silêncio quando não estivéssemos nas oficinas e que as refeições fossem servidos no local de silêncio, de modo sadhaks pudessem digerir tanto a energia de suas meditações, como a sua comida. 


O dia começou cedo, com todo mundo praticando Surya Namaskar de Babaji, o fluxo de hatha yoga da Saudação ao Sol original de Mahavatar Babajo, no gramado em volta, antes de passar para cada uma das práticas de Atma Kriya yoga. 

Além dos exercícios, os significados ocultos das posturas foram revelados, iluminando como cada técnica foi um alcance de Deus, colocando nosso coração acima de nossa cabeça e prostrando-nos diante do Divino. Foi notável sentir a profundidade acrescentada e os benefícios de praticar com tantos praticantes experientes reunidos. 

Japa é tanto o fundamento quanto o ápice de Atma Kriya Yoga e assim foi o  destaque no retiro. O nome de Deus não é diferente do que o próprio Deus, e assim, é somente por Sua graça que somos capazes de cantar isso. É uma dádiva inestimável  e preciosa além da medida. Aqueles abençoados com iniciação no mantra "Om Namo Narayanaya" receberam a bênção adicional de Guruji e Babaji, para remover karma de nós a cada respiração. Acima de tudo, fomos incentivados a aproveitar o cantar o Nome Divino. Para fazer isso, nós levamos a japa nas caminhadas diárias para aprofundar a nossa própria relação com o Mahamantra OM Namo Narayanaya,nós atravessamos a zona rural e da aldeia, elevando a área circundante com as nossas orações silenciosas. 

De volta ao ashram, vários grupos menores alternaram através de uma variedade de cursos. Nós levamos em profundidade aulas de aperfeiçoamento para refinar nossa técnica de Atma Kriya, exploramos o Nada Yoga ("yoga do som") em aulas de música, aprendemos a fazer um Guru Puja, e fizemos aula de dança tradicional indiana. Foi uma grande experiência para avaliar as técnicas de Atma Kriya yoga e fazer refinamentos sutis para trazer a nossa prática em foco ainda mais claro. 

Nas aulas de canto, aprendemos a incorporar plenamente o canto e fazer todos os bhajan uma oferta do nosso amor e devoção a Deus. O discurso sobre Guru Kripa ("graça do Mestre"), nos ensinou sobre a importância da disciplina espiritual comprometida, e instrução em Guru Puja nos ajuda a apreciar tudo que o Guruji faz por nós e aprofunda a nossa relação pessoal com ele, que torna todas as coisas são possíveis. 


Satsang de Guruji na sexta-feira foi profundo e muito comovente, dando-nos um vislumbre da magnitude da bênção do Atma Kriya Yoga em nossas vidas. Ele falou sobre o dom de Mahavatar Babaji para o mundo neste momento na história para ajudar a mudar a humanidade de formas antigas para um novo modo de ser, através de Bhakti. Ele compartilhou como Kriya ajuda a quebrar os padrões da mente para que possamos passar de se concentrar sobre o mundo material externo à realidade interna e, finalmente, para a Suprema Realidade. 

Reiterando que Kriya é uma oração, recordou-nos que fazer as práticas com amor vai nos levar muito mais longe ao longo do nosso caminho espiritual. O nosso sadhana é para nos ajudar a nos preparar para receber Deus. O dom de iniciação de seu Satguru é o maior tesouro, que o dinheiro não pode comprar. 

Todos os dias, os participantes reuniram-se para desfrutar de hatha yoga e uma rodada completa de Atma Kriya Yoga.

Foi lindo ver todas as sadhaks em prática profunda completamente.

Um exemplo de um dos asanas de Hatha Yoga.

Sim, nós ainda praticamos Nada Kriya! 


Shandilyananda deu vários cursos de reciclagem em profundidade.

Paartha ensinou muitos participantes a realizar puja.

Aulas de canto familiarizaram os participantes com bhajans.


Observações de um músico 

Houve um curso de dança que levou os participantes a uma compreensão mais profunda de dança devocional. A lição explicou as formas de dança, conhecimentos históricos, simbolismo, e conexão para o nosso caminho. 

Na aula de canto havia uma visão espiritual de usar a voz e abrir o coração - como chamar Deus ao cantar e fazer a voz seu melhor, naturalmente. O curso foi muito bom. 

Foi muito difícil a cada dia para terminar o curso de dança, porque eles iam mantendo a dança mais e mais, apreciando o kirtan e a Bhakti. 


Uma nota de um professor de dança

O objetivo final não saíu como o planejado. Nós queríamos ensinar as pessoas a dançar, pensando que sabíamos melhor e tínhamos melhores condições ...


... mas isso não é verdade. Nós aprendemos que não somos diferentes. Só porque podemos nos mover mais graciosamente  ou aprender uma certa técnica, você só pode se comunicar com uma certa extensão. Eu acredito tão fortemente no que eu faço, que eu senti que eu poderia transferir este amor para dançar aos participantes.


Eu poderia ver as pessoas se conectando ao amor que eu sinto pela dança. Foi bom também ver que as pessoas tinham um equívoco sobre a dança, que era apenas por diversão. Elas não achavam que tinha alguma coisa a ver com a espiritualidade ou devoção. Mas elas tiveram a oportunidade de ter sua própria experiência de como tudo pode se tornar espiritual.

Dança está profundamente enraizada e sua essência é bhakti. Foi especial ver as pessoas perdendo sua individualidade, a parte do ego que se conecta com o seu corpo, para vê-los com cada movimento libertando a si mesmas. A jornada começou com a gente como os professores, mas em última análise, estamos todos na mesma jornada, trabalhando juntos como uma família para o progresso e amar mais e mais a cada momento.

As pessoas tornaram-se alegremente absorto, dançando em torno Giridhariji.

Uma pessoa recordando a Semana 

O retiro de Atma Kriya yoga, foi uma experiência realmente incrível - a energia de todos os praticantes que se juntaram para praticar, a diversão que tivemos, as lágrimas de sermos tocados por amor e graça, e, claro, as bênçãos e a graça de Sri Swami Vishwananda, espontaneamente nos dando Darshan, e um planejado Mahavatar Babaji Yagna e Satsang. Foram bênçãos além das palavras. Tão profundo, tão comovente. :) 


No final da semana, Guruji se reuniu com sadhaks agrupados por seus países individuais para satsangs privados. Foi bonito  ver que, apesar da quantidade de participantes, Sri Swami Vishwananda teve tempo para estar com todas as pessoas e responder às suas perguntas. Ele levou dois dias para se reunir com todos os participantes. 

Passando algum tempo com seus devotos Sul Africanos

Falando de sua varanda pessoal em um Satsang com os alemães e austríacos


Outro satsang no exterior do Bhajan Cafe

Uma das coisas mais incríveis que ocorreram durante a semana foi o Darshan. Este foi o primeiro Darshan exterior que aconteceu aqui em Springen. A vista era deslumbrante. Guruji solicitou que fosse cantado coninuamente o mantra OM Namo Narayanaya, enquanto Bhakti Sounds recitavam Stotrams. 



Durante Darshan antigos cânticos védicos e Puranic eram cantados, como Vishnu Sahashranam, Guru Gita e Lalita Suktam



O evento final do retiro de Atma Kriya Yoga foi um yagna incrível para os participantes do retiro, um dia após o Darshan. Dedicado a Mahavatar Babaji, os Sadhakas Kriya foram capazes de dar o seu agradecimento pela graça de Mahavatar. 

Muitos disseram que o yagna foi muito poderoso e que eles saíram do yagna com uma experiência incrível. Era como se o yagna levasse a semana de prática focada e conscientização sobre o Divino a uma conclusão satisfatória. 

Um participante compartilhou, "Eu gostaria de poder viver nele para sempre." Alguns disseram que selou a energia elevada criada durante o Retiro. 






Vários participantes disseram que sentiam uma apreciação aprofundada para as técnicas. Muitos mencionaram que eles haviam começado a entender um pouco a graça que é dada não só através de shaktipat (iniciação), mas também através de cada prática. Aprender o que as técnicas oferecem-nos fisicamente, mental e espiritualmente, uma motivação para a prática e dedicar-se a Atma Kriya Yoga como uma prática espiritual, bem como uma ferramenta no caminho de bhakti. 

"Ele me deu uma base para falar com outras pessoas sobre Atma Kriya Yoga de uma maneira que fala além da técnica, para o propósito de ser no caminho espiritual. Este é o auge eo caminho. Ele transformou a minha relação com o Atma Kriya Yoga. Para falar sobre isso com os outros. Isso me permitiu ir mais fundo em mim para que eu possa compartilhar com os outros ". 

A semana inteira inspirou uma récm-descoberta motivação e dedicação à prática espiritual.

Experiências pessoais

Nós conversamos com alguns dos sadhaks que participaram para obter seus comentários: 

Um sadhak de Nova York compartilhou: 

Qual era a sua expectativa com o retiro? 

Eu não tinha nenhuma expectativa, mas eu sei que a minha experiência seria superior a qualquer expectativa. 

Qual é o ponto alto do Yoga Retreat Atma Kriya? 

O destaque é Guruji. Minha primeira experiência com Guruji foi o segundo dia do retiro. Eu estava sempre sentindo-o em meu coração nos meses anteriores. Foi especial quando ele veio e cantou com a gente nas orações da manhã. Eu tive a oportunidade de dizer a ele como eu estava sentindo por meses sobre ele - como ele era querido para mim.Ele segurou minha mão e eu senti a energia divina entrar todo o meu corpo, mas especialmente meu coração. 

O Darshan foi incrível. Sentindo que a energia divina novamente traz os momentos especiais que você tem com Ele para o presente. É uma sensação única que você começa a ter quando você está ao seu redor. 

O Mahavatar Babaji Yagna foi definitivamente muito especial. Você simplesmente não consegue fazer essas coisas no mundo real. Sri Swami Vishwananda é um discípulo de Babaji, e você começa a fazer Kriya na presença do próprio Babaji. 


Um sadhak da Alemanha: 

Como foi o yagna ? 

Estamos aqui (em Shree Peetha Nilaya) neste verão. Estamos felizes que podemos chegar e ser abençoados por Sua presença. 

Posso dizer honestamente que temos sido elevados energeticamente .O yagna foi incrivelmente poderoso. 

Especialmente depois de todas as práticas que (os participantes) fizeram, o yagna selou a energia dentro. Eu sinto que quando formos para casa, seremos capazes de afetar outros apenas pelas vibrações que construímos nessa semana passada. Parece que Guruji fez tudo isso para chegar a outros apenas por impactando-los com a nossa energia ( Com a sua energia). 

Quanto mais as pessoas praticam Atma Kriya Yoga em conjunto, mais poder espiritual pode ser gerado. Não só os participantes sentem isso, muitos moradores também comentaram sobre o sentimento de unidade e de paz que irradiava das práticas. 

Depois de uma semana inteira de prática de Yoga dedicado Atma Kriya, todo o ashram foi imersa em uma doçura especial, uma harmonia. Quando praticado com amor e devoção, cada técnica de Atma Kriya Yoga pode tornar uma pessoa totalmente pronta para a Realização Divina. As oportunidades que Sri Swami Vishwananda nos dá são certamente únicas e além deste mundo. O Retiro de Atma Kriya Yoga é um exemplo surpreendente das ferramentas que  Sri Swami Vishwananda nos dá em nosso caminho espiritual para cumprirmos o propósito da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário