sábado, 12 de setembro de 2015

4º, 5º, 6º e 7º dias do Curso sobre o Srimad Bhagavatam em SPN


As histórias do Shreemad Bhagavatam descrevem o caminho de bhakti para chegar Narayana.

Em muitas das histórias do Shreemad Bhagavatam, Devarishi Narada ensina que se alguém quiser ser livre, a maneira mais fácil é ouvir histórias das glórias do Senhor. Estes contos despertam bhakti através da Graça, e ajudam a acalmar nossas mentes. Swami ressaltou que estas histórias mostram que as misérias que encontramos é devido às expectativas que nós temos.

Ouvir as histórias das glórias do Senhor trabalha em nós de duas maneiras: temos a oportunidade de encher nossa mente com idéias sobre o que é bom e o que não é, o que nos ajuda a agir de formas que despertam qualidades positivas dentro de nós. Mas o mais importante é quando encontramos um mestre espiritual para ouvir dele as glórias do Senhor, nós praticamos a humildade.
Sri Swami Vishwananda distribuindo prasad no Giridhari puja.

O próprio Deus é muito humilde, como ele demonstra com freqüência em cada uma de Suas encarnações. Uma pessoa se torna humilde, indo para Seus bhaktas (ou seja, os santos que estão completamente rendidos ao Divino), a fim de aprender. Uddhava era um devoto querido de Krishna, e seu primeiro encontro com as gopis de Vrindavan descreve sua transformação para a humildade.

A história começa como Krishna diz a Uddhava: "Eu sou o Amor, mas não posso dar a você. Vá a minha bhaktas." Uddhava era um homem muito culto, a caminho de Vrindavan, ele planejou ensinar as gopis como se concentrar em Deus sem forma, com base nas escrituras que ele tinha sido treinado. No entanto, uma vez que ele chegou, as gopis disseram que não sentiam nada ao ouvir a sua filosofia, mas eles conheciam Krishna em cada momento de suas vidas. Eles experimentavam Ele continuamente. Uddhava, por estar com as gopis, foi capaz de experimentar o amor diretamente - o que ele só tinha entendido teoricamente antes. Uddhava não tinha sentido o amor antes, mas por estar na presença das gopis, sentiu o amor de Krishna através delas.   



Tópicos dos dias 4-7:

  • O Dashavatara (os "10 encarnações"): Nós ouvimos as histórias das restantes 10 encarnações centrais de Narayana, incluindo Matsya (o peixe), Narasimha (o leão-homem), Vamana (o anão), Kurma (a tartaruga), e Parasurama (o guerreiro empunhando machado). Essas histórias são muito poderosas, porque, enquanto elas tratam sobre os eventos que parecem ter lugar no mundo externo, elas representam uma abordagem específica para a espiritualidade dentro de cada um de nós.
  • Devoção e entrega: Nós ouvimos as histórias de grandes bhaktas, que lidavam com provas extremas, com devoção transformadora e entrega ao Senhor. Ouvimos sobre o Rei Ambarisha (uma das histórias favoritas do Swamiji), que foi ameaçado com a morte por um sábio irritado, por quebrar seu jejum. Também ouvimos sobre Gajendra - a famosa história de um elefante que foi atacado por um crocodilo. Com mais ninguém para ajudá-lo, ele gritou por Narayana, que o resgatou.
  • Sadhana e determinação humilde: Swamiji falava durante o quarto dia sobre como se deve aproximar do sadhana com uma atitude diária de esperança. Ele disse que na parte da manhã, deve-se acordar, o foco em Deus, e dizer: "Eu vou vê-Lo hoje!" Ele recordou-nos que Deus pode parecer distante, mas, na realidade, todos os dias nós temos o potencial de atingir Ele. Swamiji disse que se você não O viu hoje, seja humilde. É somente através da humildade que Ele Se revelará.
No entanto, depois de todas essas histórias incríveis e mensagens espirituais, o verdadeiro foco da Shreemad Bhagavatam foi ...

A vida de Sri Krishna

O principal foco do Shreemad Bhagavatam é a vida de Sri Krishna - o oitavo avatar de Narayana. Aprendemos detalhes e significados ocultos em cada etapa de sua vida:
  • Seu perigoso e maravilhoso aparecimento na prisão de Kamsa aos seus "pais", Devaki e Vasudeva,
  • Sua infância como um menino vaqueiro em Gokul, protegendo Seus amigos e familiares de muitos demônios, incluindo seu aparecimento como Giridhari - erguendo a montanha Govardhana.
  • Krishna como governante: lutando com reis cruéis e demônios e governando a cidade de Dwaraka,
  • A batalha em Kurukshetra: ensinando a Arjuna o Bhagavad Gita, e ajudando os Pandavas reestabelecer o seu reino.
Com todas as aventuras que aconteceram na vida de Krishna, no entanto, o tema central da vida de Krishna, neste curso com Swamiji, foi a devoção das gopis.


No final da estadia de Krishna em Vrindavan, aconteceu a Rasa Leela - a dança da meia-noite mística de Krishna e as gopis. No início de contar esta história, Swami disse que este era o coração do próprio Shreemad Bhagavatam.

A Rasa Leela começou numa noite de outono, quando Krishna saiu para a floresta. Ele começou a tocar sua flauta, e foi ouvido em toda Vrindavan pelas gopis - onde quer que estivessem, elas imediatamente sabiam que Krishna estava chamando por elas.

Para ir imediatamente ver Krishna, elas deixavam o que elas estavam fazendo - suas famílias, suas tarefas, tudo - e iam em busca dele.

duhantyo 'bhiyayuḥ kāścid
dohaṁ hitvā samutsukāḥ
payo 'dhiśritya saṁyāvam
anudvāsyāparā yayuḥ
TRADUÇÃO
Algumas das gopis estavam ordenhando as vacas , quando ouviram a flauta de Krishna. Pararam a ordenha e saíram para encontrá-Lo. Algumas deixavam o leite derramar no fogão, e outras deixavam os bolos queimarem no forno.

Quando as gopis se aproximavam do lugar onde elas achavam que Krishna estaria, Ele Se fazia desaparecer. Quando as gopis não eram capazes de encontrá-lo, elas procuravam por toda parte freneticamente.

Gopis procurando Krishna em uma peça durante Krishna Janmashtami
Vendo elas procurarem, Krishna apareceu entre elas majestosamente sob a forma de Mahavishnu - o Senhor do Universo mesmo - e perguntou: "Quem vocês estão procurando?"

As gopis curvaram-se a Ele por respeito, e pediram-lhe apenas: "Você viu nosso Krishna?"

As gopis começaram a cantar o que agora é conhecido como o Gopi Gita. Swamiji fez comentários sobre cada um dos versos - cada palavra, com o amor incrível que as gopis tinham por Krishna:

O Gopi Gita é o coração do Bhagavatam. Não há Bhagavatam sem o Gopi Gita, o canto das gopis, a saudade de suas amadas. Então, as gopis estavam tão cheias de amor, mas ao mesmo tempo o seu coração estava doendo, pois não podiam ver Krishna. Elas estavam chorando, lamentando, "Onde está você, meu Senhor?"


Você vê, as gopis ansiavam tanto por Krishna. Seus corações estavam queimando e, ao mesmo tempo seus corações estavam se tornando humildes. 

Dayita dṛśyatāṁ, o que significa que, devido ao forte anseio, elas eram humildes e se renderam. Portanto, este profundo anseio, quando elas estavam humilhando-se, o sentimento despertou e a Graça de Deus despertou nelas. "O Krishna ...", então as gopis oraram: "Não olhe nossos erros, nossas falhas. No entanto, nós somos, nós somos Tuas. Por favor, dê-nos um sinal de que você está aqui. Você é o nosso coração.Você enche nossos corações de alegria. "

Então, as gopis ficaram muito bem cientes de seu orgulho e elas sabiam por que Krishna não estava mostrando-se a elas. Então, elas começaram a chorar, os olhos delas estavam com lágrimas e elas ficaram humildes. Elas não podiam falar corretamente. Lágrimas rolavam de seus olhos. Elas estavam com sede apenas para uma coisa: ter o Darshan de Krishna.Porque essa é a única coisa que poderia satisfazê-las. Krishna olhando e sorrindo. Então Bhagavan está dizendo: "Eu estou residindo no coração de todos. Eu estou tendo essa conversa com vocês para que vocês não se preocupem em me ver. "

Então, você vê, as gopis, quando ofereceram suas orações ao Senhor, desejaram por ele, chamaram por ele, da mesma forma que eles ouviram a música, a chamada da flauta dentro de seus corações, elas podiam ouvir a voz interior de Krishna. Eles podiam ouvir Krishna falando com elas dentro de seus corações. Essa conversa que tiveram com Krishna, você sabe, não foi fora, ele estava dentro delas. Então, em seguida, Krishna disse: "Vocês ouvem a minha voz, eu sou o Deus invisível. Assim, vocês podem me ouvir. Então, por que vocês querem me ver?  Por que vocês querem que eu apareça? Vocês podem me ouvir dentro de vocês, sejam felizes! "


Então, as gopis responderam: "Ó Amado, os amantes, os bhaktas, aqueles que são entregues a Deus nunca estão satisfeitos com o amor no coração. Elas querem estar fisicamente presentes com o seu amado. Queremos beber o néctar de sua Swarupa". Então, aqui o anseio das gopis. Elas podiam ouvir dentro delas, você sabe, mas: "Não, nós não queremos. Queremos ver a sua forma. É o que nós podemos nos identificar. O Deus invisível não queremos. Ele é invisível. O que você faria com ele? Que nome você dá a Ele? Qual a forma que você dá a Ele? A mente não pode imaginá-Lo. Eu sei que você está em todos os lugares. Está presente em tudo. Mas a doçura da forma... "Temos uma forma, temos uma mente, temos um corpo. Nossa mente está sempre procurando por algo - não? - Para apegar e é com isso que nós podemos nos identificar.

E as gopis disseram: "Você está falando sobre ter apenas que ouvir Você, Você só gosta do interior. Não é o suficiente para nós. "Então, imagine que intensidade. Você vê, as pessoas às vezes dizem, "Ok, eu encontrei Deus dentro de mim, eu estou feliz." Aqui gopis disseram: "Não. Estamos felizes, é bom, bom, ter você em nossos corações. Estamos satisfeitos que nós temos Você dentro de nossos corações, mas também queremos ver você lá fora. [o público aplaude ruidosamente] Então elas estavam no amor com Krishna. Seus olhos queriam experimentá-Lo. Eles queriam que Ele, Sua realidade. Elas disseram: "Por que você nos deu olhos então, se não somos capazes de vê-lo? Para quê ter esses olhos? "

Jesus disse, não? "Aqueles que têm olhos para ver, que vejam." Aqui as gopis disseram, três mil anos antes: "Qual é a utilidade de ter esses olhos, se não podemos ver você? Nós vemos o mundo, vemos a felicidade e a miséria. Da mesma forma que vemos com os olhos físicos a felicidade e a miséria, seria bom ver a felicidade Suprema com aqueles olhos. "



Olhando para o curso Shreemad Bhagavatam, em resumo , foram sete dias de intimidade com Deus.

Os participantes do curso foram capazes de encontrar Deus em suas histórias, como o livro sagrado é em si uma forma de Narayana. O curso trouxe-nos a 'ver' e 'sentir' Leelas de cada avatar dentro de nós mesmos. O encontro mais doce do curso, de longe, no entanto, foi Deus como o Guru, passando tempo com a gente para compartilhar estas histórias de purificação, ajudando-nos a crescer no amor.

Não importa qual a forma, que nomes que você dá a Deus, contanto que você tenha devoção, que você tenha fé, desde que a sua ação seja correta, sua mente esteja livre de orgulho, você vai alcançá-Lo. E Bhagavan disse, você não precisa de muitas vidas para alcançá-Lo. Você precisa de apenas uma vida, essa vida.

Esqueça-se de todas as suas vidas você tomou. Esqueça-se sobre o seu futuro,  sobre a vida que você vai tomar, porque você pode acabar com isso nesta vida. Assim, não crie qualquer ilusão para o futuro. Porque quando dizemos: "Lembre-se de Deus", tão simples, "Torne-se um bhakta, entregue-se a Ele!" ,o que você diz? "Quando eu me tornarei um bhakta? Quando vou render? É muito difícil. Muito longe. "Não? 
Humilha-te! É somente através da humildade que Ele Se revelará. Ele não vai revelar se você disser com muito orgulho "Eu posso fazer isso, eu posso fazer isso, eu posso fazer isso!" O que você pode fazer?Nada. Se Ele não quiser, você nunca será capaz de fazer. Seja humilde. Ele irá Se revelar a você.


No dia seguinte, tente novamente. Não é errado dizer que você não é nada. Goswami Tulsidas também disse: "Eu sou o maior pecador de todos.Eu não sei por que Ramji me deu essa tarefa de escrever Ramcharitramanas. "Ele está dizendo isso. Você vê, quando os santos - você já ouviu falar, você sabe, em muitas vidas - dizem: "Eu sou o maior pecador", isso os mantém humildes. Eles não apenas dizem, é isso mesmo. É por isso que Deus vem a eles, porque eles se humilham. Eles colocam-se para baixo. Então, se eles vão para baixo, Bhagavan virá e empurrá-los para cima. Mas se você já estão em alta, como Ele vai empurrar, como Ele vai levantar você? Arrogância não vai levar você a qualquer lugar, somente quando você é humilde. E é só quando você é humilde que Ele vai dar-se a você.



Nenhum comentário:

Postar um comentário