domingo, 8 de março de 2015

Peregrinação a Vrindavan - terceiro dia


"Traga a sua fé e sua devoção. Esses serão seus dois sapatos que você caminhará sobre eles. "- Sri Swami Vishwananda

Parikrama:

Depois de um rápido café da manhã fomos para a Colina de Govardhana, localizada a cerca de 45 minutos de Vrindavan, para fazer um parikrama (ao redor da colina).

Parikrama é uma circuambulação em torno de alguma coisa. A palavra parikrama é usada principalmente no contexto de divindades religiosas em um templo, rios sagrados, e sagradas. Executar um parikrama como um símbolo da oração é uma parte integrante do culto hindu.

Govardhan Parikrama (21 quilômetros ao redor da colina) é um ritual sagrado realizado para a purificação espiritual. A caminhada é feita sem sapatos. A citação no início do blog foi a resposta dada por Swami sobre o uso de sapatos no parikrama.

História da Colina de Govardhana:

De acordo com o Srimad Bhagavatam, quando Krishna tinha sete anos de idade, ele viu as pessoas fazendo os preparativos para um yagna para Indra. Shri Krishna aconselhou os moradores a não fazer o yagna mas sim um puja para Shri Girirajji (Colina de Govardhan), que não só os protegia, mas também dava sua grama ao gado e água pura para que todos pudessem beber, e também pequenas grutas em que eles poderiam relaxar.

Isso fez Indra ficar muito irritado. Indra decidiu castigar o povo por ouvir uma criança (Senhor Krishna) e não ele. De repente começou a chover muito fortemente em Vrindavan. A chuva e a tempestade foram tão fortes que as pessoas começaram a tremer de medo e eles se aproximaram Krishna pedindo sua proteção.

Krishna foi para Govardhan e levantou-a com o dedo mindinho de tal maneira que se formou um enorme guarda-chuva em torno das pessoas. A chuva continuou durante 7 dias sem parar e Krishna segurou a Colina de Govardhan por 7 dias para proteger seu povo. Ao ver isto, Indra percebeu que aquela criança não era uma criança comum, mas, era uma encarnação do Senhor.

Indra aceitou a derrota e se aproximou de Krishna para buscar Seu abrigo. Desde então Krishna foi nomeado Giridhari (Senhor da Colina de Govardhana) e a adoração da Colina de Govardhan foi iniciada em toda a região , em vez da adoração a Indra.
O parikrama começou com Swamiji fazendo puja em frente à Colina de Govardhan antes da caminhada. Estava muito calmo e sereno. Swami e o resto do grupo catamos japa durante todo o passeio. Por graça de Swami, todos foram capazes de fazer a caminhada sem problemas, mas, ao invés de completar todo o parikrama, decidimos ir para Radha Kunda e terminar a nossa viagem lá.

Radha Kund:

Diz-se que quando Krishna matou um demônio na forma de um touro, Radha ficou "preocupada" com o karma associado a matar o animal, que normalmente é muito sagrado para os hindus, então ela pediu a Krishna para lavar seus pecados, mergulhando em vários rios sagrados. Krishna se divertiu com a ingenuidade de Radha e simplesmente bateu no chão com o pé , fazendo com que um rio caudaloso jorrasse formando um lago (kund). Neste lugar Krishna deu um mergulho para agradar Radha.

Radha na sua atitude como criança se tornou louca pois que Krishna usou seus poderes para realizar tal ato. Então ela decidiu que ela e suas assistentes iriam cavar um kund com suas próprias mãos. Uma vez que o kund foi criado por elas ,encheu-o com os rios sagrados ao redor da área. O kund é conhecido hoje como "Radha Kund" onde as pessoas vêm de todos os lugares para dar um mergulho.

Após o Radha Kund ter sido preenchido com água benta, Krishna disse Radha que Ele iria tomar banho diariamente em seu kund. Ele declarou que Radha Kund é tão querido por Ele como Radha própria e qualquer um que se banhar em suas águas irá receber o seu amor. Radha Kund é o amor personificado de Srimati Radharani.




Nenhum comentário:

Postar um comentário