quarta-feira, 29 de julho de 2015

Swami Vishwananda explica um bhajan favorito





Antes de partir para a viagem para a Suíça, Sri Swami Vishwananda veio ao templo em Shree Peetha Nilaya para cantar bhajans com os devotos.Ele começou a cantar o bhajan"Narayana Bhaja Narayan" (página 126 do livro Atma Bhog),  e depois parou para compartilhar o significado.
Este bhajan, é maravilhoso!
Tana Mana Ranjana, Bhava Bhaya Bhanjana, Asura Nikhandana Narayan ", significa que aquele que mantém o corpo, a mente, que remove toda a miséria e o medo, que cuida do devoto, que dá paz à mente , aquele que destrói todos os males e demônios , é o Senhor Narayana.
Como é dito, todos esses demônios que mencionamos anteriormente, eles não estão fora.
Em Kali Yuga estão no interior, na mente dos homens. Porque a mente é tão corrupta, a mente funciona para o exterior e fica corrompida. Assim, diz-se que somente Narayana pode nos         salvar, ninguém mais. Apenas o nome de Narayan; 'Narayana Bhajo Narayan', apenas por cantar o nome de Narayana você será salvo. Só por render-se ao nome de Narayan você terá paz.
Então; Jaba Jaba Pida Pade Bhakta Par, Bar Bar Avatar Kia-aaa".
Esta é a partir do Gita, Bhagavan Krishna disse: "Sempre que há adharma vou encarnar-me, vou me manifestar. Uma e outra vez eu vou assumir diferentes formas para remover o meu devoto, para salvar meu devoto de problemas destruindo os pecados, dando-lhes coragem e paciência e unidade. (A platéia aplaudindo e batendo palmas).
'Papa Mitakara Dhira Dikhakara, Manava Ko Oddhar Kia'.
Assim, de vez em quando, quando o bhakta tem devoção, quando o bhakta está pronto para ser salvo, Ele se manifesta na Terra para libertá-los. A manifestação de Narayana não ocorre     frequentemente. A manifestação de Narayana é muito rara. Assim, somente quando o bhakta   atingiu um determinado nível ou em que o mundo realmente precisa, Ele irá se manifestar, Ele virá, Ele virá apenas para salvar o bhakta, para removê-lo do pecado, para removê-lo  e lembrá-lo de quem é, de onde vêm e o que eles têm que alcançar.
'Kunja vihari, Krishna Murari, Narayan, Ele Giridhari, Narayan "As pessoas estão perguntando por que eu amo Giridhari, não? Giridhari é aquele que abriga o bhakta. Você sabe, quando Ele levantou Govardhan com Seu dedo mínimo, Ele não fez por si mesmo. Ele poderia apenas         embalar sua bagagem e ir para o céu. [Platéia ri] Não, Ele fez isso para os bhaktas, para toda a Brijbasi. É por isso que Ele encarnou, é por isso que se diz, 'Kunja vihari, Krishna Murari, Lila Dhari', para que eles possam desfrutar de Leela também com Ele.
Porque este leela de Bhagavan não é fácil de obter. Este leela de Thakur é muito raro. Os sábios, vão se divertir. Os imprudentes, vão colocá-lo de lado. É por isso que Ele é chamado Lila Dhari. Lila Dhari é também para esse desejo, quando o bhakta tem esse anseio por Ele, Ele virá




Você vê, nós estávamos falando sobre o Gopi Gita, né? Sabemos da história das Gopis, quanto amavam Krishna e Krishna manifestou-se para elas naquele momento, naquele tempo... é muito doce, você sabe. Isto é ... este versículo aqui, 'Jaba Jaba Pida Pade Bhakta Par, Bar Bar Avatar Kia-aaa', significa: Ele vem, não por amor a Ele, Ele vem por causa do bhakta. Ele vem, Ele se manifesta, Ele abaixa a si mesmo por causa do devoto. Aqui você tem que ver a doçura de Giridhari, doçura de Deus, quão maravilhoso ele é, você sabe.



No tempo de Sri Ram ... Rama foi enviado para o exílio na floresta. Como ele estava no exílio na floresta , havia um monte de rishis meditando lá. Eles estavam em meditação profunda, eles estavam fazendo seu sadhana. E, como Rama estava passando por eles, viram o Senhor Rama. Quando eles viram o Senhor Rama eles perceberam, "Estamos fazendo a nossa penitência para quê? Por que estamos fazendo tudo isso? "

Nós acumulamos tanta riqueza, tanto as coisas do mundo... A morte virá para você? Heim? Você não sabe...Em um segundo pode arrebatar tudo. Então, qual é a sua? Nada! Tudo o que está aqui vai ficar aqui. Isso é o que Gita disse: "Você veio de mãos vazias, você vai sair de mãos vazias." Tudo o que você tomar a partir daqui vai ficar aqui. A única coisa por que você nasce, é perceber o Senhor. A única coisa para a qual você nasce é para alcançá-Lo, para estar com Ele.




Então, aqui os rishis, grandes yogues estão meditando e viram o Senhor Rama caminhando com Lakshman. Claro que, com a sua visão divina eles poderiam ver que esta é a manifestação de Narayana Ele mesmo. Eles disseram: "Toda a nossa penitência, que estamos fazendo para alcançá-Lo e aqui Ele está andando como um ser humano; 'Jaba Jaba Pida Pade Bhakta Par, Bar Bar Avatar Kia', você sabe, 'Papa Mitakara Dhira Dikhakara', para mostrar o caminho, para mostrar o caminho. "Manava Ko Oddhar Kia ', o que significa, Ele toma a forma, Ele assume uma forma humana.

Então, vendo aquela forma os rishis disseram: "Por que estamos meditando? Por que estamos sentados aqui? "Naquele momento, eles disseram," Nós deveríamos ter nos tornado mulheres !

[Platéia ri]

O bhav dentro deles despertou o amor por Ele.  Então, automaticamente o que aconteceu? Devido à bhav, devido a essa emoção dentro deles, eles começaram a correr loucamente apaixonados em direção a Rama. Você vê, os dois avatares, mesmo que seja o mesmo Senhor, eles têm qualidades diferentes. Krishna é chamado Lila Dhari, Rama é Dharma Dhar. Então, é bastante difícil, personalidades diferentes, você sabe. [Platéia ri] Ele é muito justo e muito ... este é Rama. Considerando Krishna, Ele veria os rishis  e diria: "Sim , venham, vamos nos divertir!" [Platéia ri]




Assim, quando os Rishis, sábios e sadhus viram Rama ... eles tinham essa bhav dentro deles, você sabe, eles disseram a si mesmos: "Você sabe, porque nós somos apenas homens?" Naquele momento eles perceberam que toda a criação é feminina em relação o Senhor, você sabe. Toda criação que é criado é feminino. Não há homem na criação. Há somente feminino. O único homem é o próprio Senhor Supremo. Assim, os rishis perceberam que na verdade eles tinham esse desejo.

Então, correndo em direção a Rama com tal bhav, como loucos, imaginem...O Senhor Rama viu chegando, monte deles, você sabe, correndo em Sua direção ... e colocou Lakshman na frente, "Por favor, me proteja ! "[platéia ri]

Lakshman, Adishesh, muito poderoso, ficou lá. Então eles perguntaram: "Por que você está nos impedindo?Queremos ir ao nosso Senhor! "Então por trás Rama disse:" Sadhujis! ", Que significa," Ó sábios, nesta vida Eu não posso deixar você ficarem perto de mim.Nesta vida vocês se tornaram sadhus, habitantes da floresta.Então, vocês não podem estar perto de mim nesta vida. Mas eu prometo a vocês uma coisa; na minha próxima encarnação quando eu chegar a todos vocês, seus desejos serão cumpridos. Então, eu nascerei em Vrindavan, e então vocês podem nascer também lá, como gopis. Os seus desejos serão realizados. "Então, os sadhus fizeram sua penitência para alcançar o Senhor e você vê como o Senhor fez isso por eles.



Você vê, você pode fazer sua parte, você pode fazer o seu máximo. O seu sadhana você tem que fazer, mas a graça é dada pelo próprio Senhor. E essa é a Graça que o seu sadhana permite que você receba. E isso é mais elevado do que qualquer coisa, você sabe, que kripa!




É por isso que se diz que vez em quando Ele se manifesta para salvar os devotos, para remover o sofrimento. O que é o sofrimento? O sofrimento da mente. O sofrimento de muitos tipos, você sabe.




Em seguida, é dito, "Matsya Kurma Varaha Narahari, Vamana Avatara Ko Kia-aaa". Então o Senhor encarna como Matsya, Kurma, Varaha, Narasimha, Vamana... Então, todas essas formas são diferentes aspectos de Narayana.




'Parashurama aur Rama Krishna'. Parashuram, Ram e Krishna; assim que todos os outros avatares; Matsya, Kurma, Varaha, Narahari, Vamana, são encarnações que vieram para trazer a paz no mundo. Então, eles se manifestaram para equilibrar o mundo.Naquele tempo , diferentes tipos de demônios vieram...Considerando que, Parashuram, Ram e Krishna, vieram para destruir o orgulho e arrogância. Eles manifestaram-se para destruir o malfeitor. Você vê, quando o orgulho surge você pensa que é muito importante. Não é?...




Audiência: Sim!




SV: Você sabe, você acha que você é o mestre de tudo. Você tem que estar sempre à frente, frontal. Não é?




Audiência: Sim!




SV: Mas onde teria que levar? Em nenhum outro lugar! Então, isso é o próprio Senhor. Você sabe, quando você olha para Parashuram, Ram, Krishna; eles vieram para destruir essas manifestações. Você sabe, para destruir o orgulho, arrogância, tudo isso. Então, aqui é muito importante perceber também que ... 'Parashurama Aura Rama Krishna Bana, Dushto Ko Samhara Kia' Também o Mestre encarna para destruir o orgulho e arrogância.




'Se Bhajana Mana Ko Sajana Banakara, Bhakti Marga Dikhala Diya-aaa', o que significa; para acalmar a mente, para alívio da mente, para desviar a mente dos maus pensamentos a única maneira é cantar a glória do Senhor, tu sabes. E por cantar a glória do Senhor, que é Bhakti Marga, que é o caminho da devoção. Não há outro caminho que vai levar um para o Divino.




Que Krishna disse no Gita, você sabe, - Ele disse que há sattvic, tamásico, rajásico; três aspectos, três caminhos, você sabe. Quais são os três caminhos? Os três caminhos, as três formas de o ... os três gunas. Não, não os gunas, sinto muito! O que eu estou falando? - Sim, os três tipos de yoga, né ?Ele fala sobre três; Primeiro ele disse, Jyana yoga, Karma Yoga e Raja Yoga. Mas a partir de Raja Yoga Ele separa alguma coisa. Ele disse: "Acima de todos os três tipos de yoga, eu valorizo ​​Bhakti Yoga.  É o mais querido para mim.Bhakti Yoga é o caminho mais auspicioso,  porque Bhakti Yoga é muito mais fácil.




Aqui no bhajan é dito, "Bhakti Marga Dikhala Diya ', cantando o Nome do Senhor, cantando em si vocês estão despertando devoção dentro de você, vocês estão despertando bhakti.




'Hari Bhajana Se Bhava Sagara Ko', somente o nome de Sri Hari vai levar alguém fora do samsara, dessa ilusão. Somente por cantar o nome de Sri Narayana você estará livre da ilusão e estará livre da vida e da morte.




'Paraná Bhi Sikhaladiya', vai atravessar o oceano de nascimentos e mortes.




Assim, diz-se, "Narayana Hari Narayan, Narayana Bhajo Narayan ', apenas por cantar o nome de Narayana isso é possível, nada mais. Então este é o bhajan que eu amo muito.




Muito bom ...Vocês entendem isso?



Audiência: Sim!




SV: Sério?




Audiência: Não! Sim!




SV: É bom ouvir isso. Vocês tem toda a vida para compreender...




[Platéia ri]

Nenhum comentário:

Postar um comentário